ABANDONO - Canil do CCZ de Hortolândia gera uma série de reclamações

23/01/2012 18:30

Paulo Corrêa - Hortolândia
João Carlos Nascimento/TodoDia Imagem

 

Prefeitura informa que vai iniciar castração química dos animais

 

O canil do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia opera desde o ano passado com a capacidade máxima e sofre com falta de infraestrutura para atender a demanda de 80 cães por mês. Vizinhos reclamam do mau cheiro do local. Atualmente, a unidade abriga 99 cães e oito gatos. Para piorar, a máquina de jato de água que era utilizada para limpar as gaiolas está quebrada. A Prefeitura de Hortolândia informou que está providenciando o conserto do equipamento e que deve iniciar na próxima semana a castração química de cães para adoção ainda este mês.

 

Márcia Afonso, 38, do Gavaa (Grupo de apoio voluntários de animais abandonados), esteve no local há três meses e disse ter ficado chocada com a situação. Eu nunca vi algo tão triste na minha vida. Fiquei penalizada com os animais. Eles não têm um lugar para tomar sol e ficam confinados em meio a fezes, disse.

Ao visitar o canil na semana passada, o vereador Edvam Campos de Albuquerque, o Ceará (PSB), também afirmou ter ficado decepcionado com o que viu. A sujeira era tanta que tive uma sensação de desmaio e fui amparado por um assessor. Existe verba aprovada para investir nesse setor e o que vemos é que há algo de errado aqui, relatou. A moradora Eleonora Ferrari, 27, disse que passa de carro pelo local todos os dias e sente o cheiro ruim. Em dias de calor é que a gente sente mais o mau cheiro, comentou.

Os funcionários da unidade se queixam da falta de material para promover a higienização correta do ambiente. O trabalho de retirada de fezes e urina dos bichos é feito com uma mangueira convencional. Sem dúvida essa situação prejudica até a saúde dos funcionários, comentou o parlamentar. Segundo Márcia, os animais sofrem com tempo de frio. Quando estive lá me pediram para eu trazer mantas porque não havia na unidade, conta.

O gerente da CCZ, Paulo Mancuso, informou por meio de nota oficial que não existe superlotação no momento. Ele disse que o local tem capacidade para abrigar 100 cães e que já está em andamento um projeto para a construção de solariuns, local específico para abrigar animais para tomar banho de sol. No texto, a prefeitura ressaltou que são doados todo mês 40 animais. Na unidade estão abrigados ainda 27 galos de briga, que foram apreendidos pela Polícia Civil numa rinha, e um cavalo. A Zoonoses tem realizado campanha de posse responsável nas escolas.

Fonte: Portal Todo Dia

Comentários

Data: 31/12/2012

De: tatyana prestes

Assunto: sejam solidarios com os animais

é muito facil criticar se cada um fizesse sua parte não abondanando animais nas ruas e qdo estão doentes seria muito melhor mas ao contrario querem si livrar como se fossem lixo , e deixar nas mãos da prefeitura , as propias pessoas saõ maldosas , qdo isso acontecer acolhem se possivel até se recupereraem pedem ajuda mas não fassam descaso n deveria ser assim mas infelismente nosso brasil é assim vamos ser solidarios n custa nada os bichinhos agradecem ...

Data: 09/12/2012

De: kathleen

Assunto: quero adotar um cachorrinho

onde fica essa ccz?

Data: 16/11/2012

De: PATRICIA S.

Assunto: A SAUDE DO ANIMAL

E UMA VERGONHA A PROPRIA PREFEITURA TRATAR COM DESCASO A VIDA DE UM ANIMAL INDEFEZO QUE NAO SABE SE DEFENDER DE PESSOAS QUE TE TORTURAM E DEIXAM A PROPRIA SORTE E GOZADO QUE DINHEIRO PRA POLITICA TEM DE SOBRA NAO E MESMO COMO PODE PODE EM QUE MUNDO ESTAMOS VIVENDO ACORDA GENTE !ELES PRECISAM DE NOSSA AJUDA.ELES TEM DIREITO ASSIM COMO NOS.PENSE NISSO...

Novo comentário