Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta segunda-feira (04/02)

02/02/2013 22:49

Mutirão de limpeza preparou todas as 57 escolas da rede para o retorno às atividades letivas

Por Ane Medina Néri, Hortolândia 01/02/13 16:59

 

Crianças na EMEF Cláudio Roberto Marques

 

Os cerca de 22 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino voltam às aulas nesta segunda-feira (04/02). Vão encontrar as 57 escolas municipais -- 29 da Educação Infantil (Berçário, Minigrupo e Maternal, Jardim I e Jardim II) e 28 do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) – de cara nova.
 
Quinze dias antes do início do primeiro semestre letivo, todas elas passaram por um mutirão de limpeza. Enquanto operários da Secretaria de Serviços Urbanos cuidaram do entorno, pintando calçadas, podando árvores, retirando entulhos e roçando a grama, servidores da Manutenção Escolar cuidaram da parte interna das escolas. Além de fazer pintura e pequenos reparos, limparam, capinaram, lavaram caixas d’ água e podaram árvores.
 
“Além do mutirão de limpeza, realizado em toda a cidade, queremos dar uma cara nova às escolares que ficam um tempo fechado devido às férias escolares para atender as crianças com qualidade”, disse o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Gimenes. 
 
A rotina de fiscalização de trânsito será intensificada a partir de segunda-feira. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, mapeou todas as escolas do município para que, nos horários de maior circulação de veículos, os agentes possam acompanhar as entradas e saídas dos estudantes, auxiliando os pais e garantindo a fluidez do trânsito.
 
A Secretaria de Educação elaborou uma programação especial para acolher e dar boas-vindas a estudantes e profissionais do ensino. A primeira ação se encerrou nesta sexta-feira (01/02), a Jornada Pedagógica e Cultural, que mobilizou cerca de dois mil professores, gestores e demais servidores da rede em torno do tema “Educação: novos tempos, novos desafios”, em atividades de formação e planejamento, que continua para além dos dois dias do evento. 
 
Em cada escola, equipes se organizam com foco na adaptação, no acolhimento e recebimento das crianças. Durante a primeira semana de aulas (04 a 08/02), a “Semana de Adaptação”, crianças matriculadas nos Jardins I e II, na Creche Parcial e no 1º ano, vão se adaptando à rotina da escola. A imersão no mundo escolar começa com uma hora no primeiro dia e vai aumentando no decorrer da semana até completar as quatro horas totais no final do período. Na Creche Integral, na primeira semana, a dinâmica é a mesma, até que, no dia 18/02, a criança já é capaz de ficar até às 17 h. Nos dias 14 e 15 deste mês, estão previstas reunião de pais e planejamento. Nestas datas, logo após o Carnaval, funciona somente a creche integral. 
 
“O período de acolhimento é fundamental na escola”, afirma a secretária de Educação, Claudice Baldo Meira. “É importante que o aluno conheça as dependências da escola, bem como seja apresentado às outras crianças, aos professores, funcionários e gestores, visando um bom relacionamento no grupo. Isso favorece a aprendizagem e o bom desempenho e a qualidade da educação”, destaca. 
 
Novidades para o início do ano letivo 
Em razão da reposição de educadores com contratos vencidos, aposentadorias e licenças e da necessidade de cinco novos professores de Educação Inclusiva, foram contratados aproximadamente 100 professores. Uma das novidades é a ampliação, neste início de ano letivo, no número de aulas da Educação Física, que passou de uma para duas por semana. 
 
Outras novidades são a entrega de uniformes e kits escolares personalizados, ainda neste semestre; a ampliação do tempo integral, por meio do Programa “Mais Educação”, em parceria como Governo Federal, em todas as escolas do Ensino Fundamental; e a proposta de ampliação nas escolas de tempo integral. Além disso, as escolas já receberam mobiliário novo e estão com projetos educativos em diferentes áreas do conhecimento.
 
Ampliação de vagas na Educação Infantil 
Outra boa notícia já anunciada pela Administração é a ampliação do número de vagas na Educação Infantil. Duas unidades escolares do município vão ganhar, cada uma, mais duas turmas, o que significa a abertura de mais 60 vagas de berçário para crianças entre quatro meses e um ano de idade. 
 
No Jardim Novo Ângulo, onde está localizada a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Leni Pereira Prata, serão ofertadas mais 60 vagas, com a criação de duas salas de berçário para período integral, com banheiro adaptado. Com a obra, a escola, que tinha 14 turmas do infantil, passará a atender 380 crianças. 
 
Na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Vila Real, onde há 15 turmas para os alunos do infantil, também serão criadas mais duas salas de berçário, ampliando de 360 para 390 o total de vagas ofertadas. Em ambas a escolas, já foi feita a seleção das crianças que preencherão as vagas. A previsão é que as obras estejam concluídas em abril. 
 
De acordo com a secretária Cleudice Baldo Meira, a próxima da lista a ser beneficiada é a Emeief Taquara Branca, que vai ganhar a primeira turma de berçário, com 15 vagas para período integral. 
 
Atualmente, há cerca de 8.200 crianças, entre quatro meses e cinco anos de idade matriculadas na Educação Infantil, na rede municipal de Hortolândia. A fila de espera do berçário, que em setembro de 2012 era de 1.200 crianças entre quatro meses e três anos, caiu para 990.
 
 
 

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário