Antiga estação de trem abriga famílias

28/06/2003 15:28

Sem condições de pagar aluguel, sem-teto fixaram moradia no prédio; prefeitura quer instalar museu

por Gabriela Corrêa Galvão - Hortolândia (Sexta-feira, 27 de junho de 2003)
 
Pelo menos seis famílias vivem atualmente nas dependências da antiga Estação Ferroviária de Hortolândia. O manobrador de trem aposentado, Cornélio Leite dos Santos, 58, disse que trabalhou na sede da Fepasa (Ferrovias Paulistas S/A), em Paulínia, transferido de Bebedouro (SP), e que mora há 24 anos com a mulher e os filhos numa residência atrás do antigo prédio.
 
“Quando eu fui transferido de Bebedouro (SP), vim para Hortolândia porque em Paulínia não existia moradia. Paguei aluguel para a Fepasa, e estou aqui há um tempão. Pago água, luz, tudo direitinho. Se eu tiver que sair daqui, tenho meus direitos”, disse.
 
O cobrador de ônibus Rogério Franchi Ferreira, a esposa Érica Gilceli Galvão e o filho de dois meses vivem atrás da estação há menos de um semestre, mas estão em Hortolândia desde 2001. “A gente não tem condição de pagar aluguel. Eu espero conseguir uma casinha nossa, não quero ficar aqui muito tempo”, disse Érica.
 
De acordo com Ferreira, o local é tranqüilo, mas quando a família chegou, era freqüentado por usuários de drogas. “A gente fechou ali na frente, conversamos com quem vinha aqui e agora está tudo numa boa, eles respeitam a gente”, disse o cobrador, que instalou na nova moradia um tanque, pia na cozinha e um banheiro com vaso sanitário, pia e chuveiro elétrico.
 
A Prefeitura de Hortolândia deve fechar negócio com a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) para a aquisição do prédio da antiga estação da Fepasa (Ferrovias Paulistas S/A) no próximo mês, de acordo com o gerente de Cultura, Paulo Eduardo Germano. A prefeitura declarou interesse no espaço, de aproximadamente cinco mil metros quadrados, antes da campanha de 2000, mas as negociações para compra do prédio, onde deve ser instalado um museu, foram aceleradas há cerca de um ano.
 
De acordo com o gerente, a Fepasa alega que as famílias, inclusive as mais antigas, são invasoras. “Quando adquirirmos o terreno vamos buscar uma solução legal e socialmente adequada para essas famílias, mas o que não pode acontecer é um dos primeiros prédios da cidade, patrimônio histórico, se deteriorar da maneira como está acontecendo”, afirmou Germano.
 
A gerente da Divisão de Habitação da prefeitura, Regina Hayashi, disse que, como a área ainda não pertence ao Executivo, nenhuma medida foi tomada além do levantamento da situação, feito há mais de um ano. “A responsabilidade do caso passa a ser da Habitação, quando o terreno for da prefeitura. Se precisarmos acomodar essas famílias tomaremos as medidas cabíveis”, informou.
 
O engenheiro Airton Franco Santiago, da RFFSA, disse que a área jurídica da entidade está estudando a questão das famílias que ocupam a estação. Santiago comparou a situação de Hortolândia com a de Sumaré. “As negociações com Hortolândia estão avançadas, mas assumir a estação depende mais da prefeitura do que da RFFSA. Sumaré está com autorização precária para utilização do espaço da estação no município, até que compre definitivamente a área”.
 
 

 

Notícias

Grafiteiros vão transformar tapumes das obras de revitalização da Estação Ferroviária

28/03/2013 00:29
Encontro terá como tema a história de Hortolândia e ocorre nesta sexta (29) Por Reginaldo Prado, Hortolândia 27/03/13 16:49     A arte contemporânea que veio das ruas, o grafite, transformará os tapumes da obra de reforma da Estação Ferroviária, local que abrigará o futuro Centro de...

Prefeitura transformará Estação Ferroviária em Centro de Memória

01/03/2013 14:39
Revitalização de prédio histórico receberá investimento de aproximadamente R$ 600 mil Por Elisabeth Soares , Hortolândia 28/02/13 17:50     Ponto de partida da história de Hortolândia, a antiga Estação Ferroviária Jacuba passará por reforma para abrigar o moderno Centro de Memória da...

Emancipação de Hortolândia é destaque em documentário sobre Sumaré

27/10/2011 02:23
Produção financiada pelo Ministério da Cultura será lançada nesta quinta-feira Por Isabela Santos, Hortolândia 26/10/11 17:36         A memória de Hortolândia, uma cidade que está em pleno desenvolvimento, recebe destaque especial no documentário...

Construção de Centro de Memória resgata história de Hortolândia

19/02/2011 15:02
O anúncio foi feito ontem após conquista de posse definitiva da Estação Ferroviária Jacuba 17/02/2011 - 16h26 . Atualizada em 18/02/2011 - 13h38     A Prefeitura de Hortolândia conquistou a posse definitiva da Estação Ferroviária Jacuba, que será utilizada para a construção do Centro de...

Antiga estação de trem abriga famílias

28/06/2003 15:28
Sem condições de pagar aluguel, sem-teto fixaram moradia no prédio; prefeitura quer instalar museu por Gabriela Corrêa Galvão - Hortolândia (Sexta-feira, 27 de junho de 2003)   Pelo menos seis famílias vivem atualmente nas dependências da antiga Estação Ferroviária de Hortolândia. O...

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário