Avenida Olívio Franceschini é o palco da folia em Hortolândia

11/01/2013 05:36

Programação prevê comemorações para os quatro dias de Carnaval no município

Por Ane Medina Néri, Hortolândia 11/01/13 18:09

 

Carnaval em Hortolândia

 

A Avenida Olívio Franceschini, no Remanso Campineiro, é o palco da folia, no Carnaval deste em Hortolândia. É a primeira vez que a via, que integra o Corredor Metropolitano, abriga os desfiles de rua no município. A mudança foi confirmada nesta sexta-feira (11/01) pelo secretário de Cultura Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio.
 
Trazer a festa para a região central de Hortolândia significa ter mais espaço para a estrutura a ser montada e facilitar o acesso da população aos festejos, segundo o secretário. Outras razões para a mudança estão ligadas à segurança pública e ao fato de não haver residências próximas ao local dos festejos. O desfile de rua acontece desde 1995. Até 2012, a festa era realizada na Avenida Antônio Fernandes Leite, no Jd. Rosolen.
 
Estrutura para os desfiles
A Administração, por meio da Secretaria de Cultura, também já definiu parte da programação de Carnaval deste ano. A comemoração se estende pelos quatro dias de folia: de 9 a 12 de fevereiro. Na Avenida Olívio Franceschini, na altura da ETEC-Hortolândia (Escola Técnica Estadual), a Prefeitura vai instalar arquibancada, praça de alimentação, banheiros químicos (cerca de 20), sonorização da avenida e barracas para venda de artesanato e artigos alimentícios da Feira da Economia Solidária. O tema do Carnaval 2013 será definido na próxima semana.
 
A programação, ainda em elaboração, prevê desfiles de escolas e blocos, entre 20h e meia-noite, e festa de rua, deste horário até às 2h. As duas escolas de samba da cidade vão se apresentar: a tradicional “Galo de Ouro”, que reapresenta o enredo de 1996 (“Liberdade na terra do Carnaval: da descoberta do Brasil à libertação dos escravos”) e a “Imperatriz hortolandense”, agremiação ainda em formação. Também participam do desfile os dois blocos existentes: o “Canário Louco” e o “Oya Obirin Ode” (que, no dialeto Yorubá, significa Oya, a mulher caçadora). De matriz africana, o afoxé homenageia o orixá Ogum, entidade que, de acordo com o Candomblé, reina neste ano e está relacionada à luta, à batalha, à vitória e à abertura dos caminhos. O objetivo é retratar a luta do negro em relação ao racismo.
 
 
 

 

Notícias

Considerações sobre o carnaval

27/01/2013 01:27
Com os preparativos do carnaval deste ano, se faz conveniente uma reflexão sobre o tema. por Leandro Bolina Nascimento   A origem do carnaval possui uma relação poderosa com a alegria gerada pela fertilidade da vida em todos os seus aspectos. Foi na evolução da sociedade grega que a bebida e o...

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário