Carnaval de Hortolândia começa com mais de 3 horas de atraso

11/02/2013 10:54
A estrutura montada- que inclui palco, área de alimentação e arquibancada- não havia sido vistoriada

10/02/2013 - 09h05 | Cecília Polycarpo Cabalho
cecilia.cebalho@rac.com.br

 

Rainha, Princesa e Cidadão do Samba do Carnaval 2013 em Hortolândia.

 

Sem alvará do Corpo de Bombeiros para ocorrer na Avenida Olivio Fraceschini, o Carnaval de Hortolândia começou com três horas e meia de atraso na noite de ontem. A festa, que até o ano passado acontecia na Avenida Fernandes Leite, no Jardim Rosolen, foi transferida em 2013 para a região Central da cidade. No entanto, a estrutura montada - que inclui palco, área de alimentação e arquibancada - não havia sido vistoriada pelos bombeiros. O desfile da escola de samba Imperatriz Hortolandense foi liberado por volta das 23h30, pela Polícia Militar.

A demora na passagem da agremiação e do Bloco Canário Louco irritou muitos dos 5 mil espectadores que aguardava pelo desfile. “A Prefeitura deveria ter visto isso antes, e não deixar para resolver a questão do alvará na hora da festa”, afirmou a dona de casa Maria Aparecida Brandão, que estava com o marido e dois filhos na arquibancada. Trabalhadores voluntários das barracas de comida, ligadas a entidades filantrópicas, foram impedidos de vender os quitutes antes da liberação do evento. “Estou muito decepcionada. Fizemos muita comida, esperávamos vender quase tudo. Essa demora está atrapalhando bastante”, afirmou a cozinheira Elcilene Souza.

O Secretário de Cultura da cidade, Tino Sampaio, afirmou que a inspeção deveria ter sido feita na tarde de ontem. “O local é extremamente seguro, temos duas saídas de emergência, posto médico. Mais de 40 guardas municipais e 40 policiais estão fazendo a segurança”, disse. Ainda segundo o secretário, o alvará não foi expedido com antecedência porque a Administração não sabia que o local deveria ser vistoriado. “Como houve uma modificação no espaço da festa, deveríamos ter pedido uma nova inspeção dos bombeiros”.

 

Folia
Mas a espera não desanimou o passista Francisco Camilo Anastácio, de 65 anos eleito Cidadão do Samba de Hortolândia. Chicão, como é conhecido, entrou na avenida à frente do Bloco do Canário Louco, com muita elegância e samba no pé. “Esse problema não estragou a folia. O povo de Hortolândia merece um Carnaval alegre, e é isso que fizemos hoje”, disse Chicão. O bloco, formado por cerca de 100 pessoas, tem três anos.

A escola Imperatriz Hortolandense debutou no sambódromo com o enredo “Carnaval, uma festa de Alegria”. O desfile contou a história da origem da festa momesca desde a Grécia antigas, onde teria surgido a primeira ala com a deusa Ísis. A agremiação entrou na avenida com 200 foliões, 13 alas e um carro alegórico.

 

Fonte: Grupo RAC - Correio Popular

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário