Consórcio realiza oito audiências públicas para apresentar Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da RMC à população

22/12/2012 19:26

Em Hortolândia, a sessão será no dia 22 de janeiro

Por Ane Medina Néri, Hortolândia 22/12/12 07:56

 

Usina de Resíduos Sólidos do Município de Hortolândia

 

O recém-aprovado Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) será apresentado à população em oito audiências públicas, uma em cada município consorciado, dentre eles Hortolândia. As sessões ocorrem entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.

Elaborado pelo grupo técnico de trabalho do consórcio, o documento esteve disponível para consulta pública entre os dias 10 e 16 deste mês para que fossem feitas sugestões ao texto. Após isso, foi aprovado pela Assembléia Geral do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC), realizada nesta quarta-feira (19/12). 

 

Audiência em Hortolândia
Em Hortolândia, um dos oito integrantes do Consimares, a sessão está prevista para terça-feira (22/01), às 14h, na Câmara Municipal, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel. A partir desta sexta-feira (21/12), os interessados no assunto podem consultar o site www.consimares.com.br, onde o plano fica disponível por 30 dias, até o domingo, 20 de janeiro. 

De acordo com o edital da audiência pública, a participação da comunidade é facultativa, sem direito a qualquer tipo de remuneração ou prêmio. Para assistir as audiências não é necessário se inscrever, basta comparecer na hora certa aos locais indicados no cronograma (confira abaixo).

 

Sobre o Plano de Gestão de Resíduos
O Plano de Gestão de Resíduos da RMC foi feito por pesquisadores do Fluxus (Laboratório de Ensinagem em Redes Técnicas e Sustentabilidade Socioambiental), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e uma equipe técnica de servidores públicos que atuam nas áreas de manejo de resíduos sólidos, meio ambiente e inclusão social e/ou econômica dos catadores de materiais recicláveis. Os integrantes do grupo técnico de trabalho foram indicados pelos prefeitos dos municípios que compõem o Consimares.

Participam do consórcio outros sete municípios: Americana, Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré. O Consimares foi constituído em 22 de janeiro de 2009.

“O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos vai proporcionar condições de implantar sistemas de tratamento de resíduos através de investimentos privados, com possibilidade de recuperar passivos ambientais deixados e, principalmente, podendo fazer a venda do produto final pelas tecnologias a serem implantadas para o tratamento de resíduos sólidos. Sua função é facilitar as ações técnicas a serem implementadas no desenvolvimento e consolidação da política municipal”, destaca Eliane Nascimento, diretora de Meio Ambiente.


URE Hortolândia
No tocante à gestão de resíduos, Hortolândia está em posição de destaque na região. Uma das ações incluídas no Sigah (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia) é a URE Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), estrutura modelo no Estado, com centro de recepção, triagem, processamento e transbordo de entulho.

A URE Hortolândia é um projeto da Prefeitura que garante destino correto ao lixo da construção civil produzido na cidade e em municípios da região. Na usina, tijolos, blocos, argamassa, concreto e material cerâmico que costumam ser descartados em lixões e aterros sanitários como “lixo da construção civil” são reaproveitados. Viram areia, pedriscos, pedras e bica corrida (um tipo de brita mais rústica) e podem ser reutilizados em obras.

Outra ação prevista é a Usina de Plasma, tecnologia que permite a geração de energia elétrica por meio da gaseificação dos resíduos. Com o uso do reator, o detrito se degrada e gaseifica, o que gera gases menos poluentes que os obtidos em processos tradicionais de tratamento de resíduos, como a incineração e o depósito em aterros sanitários.


Confira o calendário de audiências públicas:

- Segunda-feira, 21/01/2013
Município de Elias Fausto/SP
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Elias Fausto (Rua José Rodrigues Cardeal, s/n°, Centro)

Município de Capivari/SP
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Capivari (Rua XV de Novembro, 639, Centro)

- Terça-feira, 22/01/2013
Município de Monte Mor/SP
Horário: 9h
Local: Salão Nobre do Paço Municipal da Prefeitura de Monte Mor (Rua Francisco Glicério, 399, Centro)

Município de Hortolândia/SP
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Hortolândia (Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel)

- Quarta-feira, 23/01/2013
Município de Santa Bárbara D’Oeste/SP
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste (Rodovia SP 306, 1.001, Jardim Primavera)

Município de Americana/SP
Horário: 14h
Local: Consórcio PCJ (Avenida São Jerônimo, 3.100, Morada do Sol)

- Quinta-feira, 24/01/2013
Município de Sumaré/SP
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Sumaré (Travessa 1° Centenário, 32, Centro).

Município de Nova Odessa/SP
Horário: 14h
Local: Anfiteatro da Prefeitura de Nova Odessa (Avenida João Pessoa, 777, Centro).

 

Fonte: Portal da Prefeitura

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário