Entrega de uniformes e kits escolares são metas da Educação para o semestre letivo

02/02/2013 20:22

Anúncio foi feito nesta sexta-feira (01/02), durante o encerramento da Jornada Pedagógica e Cultural 2013

Por Ane Medina Néri, Hortolândia 01/02/13 16:44

 

Cleodice Meira falando sobre os kits escolares e os uniformes.

 

“Cuidar do professor é valorizar o profissional da educação. É dar a ele formação continuada e condições de trabalho: escolas limpas, reformadas, com móveis novos, cuidadas e preparadas para a volta às aulas, um ambiente adequado para acolher professores e alunos”, afirmou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, durante a abertura dos trabalhos no segundo e último dia da Jornada Pedagógica e Cultural 2013.
 
Realizado no auditório do Colégio Adventista, no Parque Ortolândia, o evento é voltado à formação dos cerca de dois mil profissionais da rede municipal, que atende aos alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com o tema “Educação: novos tempos, novos desafios”, neste ano, a Jornada homenageia a professora da rede, Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, que morreu de câncer no Natal passado, aos 41 anos de idade.
 
Cleudice destacou o fato de, durante os dois dias de Jornada, os profissionais da educação terem a oportunidade de estarem quase todos reunidos, se aprimorando e planejando a volta às aulas. Além disso, apontou como metas da secretaria, neste início de gestão, a entrega, ainda no primeiro semestre letivo, de uniformes e kits escolares aos cerca de 22 mil estudantes matriculados nas 57 escolas da rede municipal. 
 
Dentre os presentes, que lotavam o auditório no período da manhã, estavam aproximadamente 500 profissionais do Ensino Fundamental, vereadores, o prefeito Antonio Meira e os secretários Renata Belufe (Governo), Geraldo Estevo Pinto (Finanças) e Sandra Fagundes Freire (Chefia de Gabinete). Todos os diretores da Educação também compareceram: Luciana Brandão (Administrativa), Donizeti Faria (Formação Continuada), Marilda Moreno (Educação Infantil|) e Kelly Tamashiro (Ensino Fundamental).
   
No primeiro dia, após saudar os participantes, o prefeito anunciou que a Administração realiza estudos para a reposição salarial dos servidores, ainda neste ano, a fim de sanar perdas da ordem de 40%, e a intenção de criar o Estatuto do Magistério. Também revelou a decisão de firmar convênios com o Governo Federal com vistas à construção de mais escolas, creches e quadras cobertas e à profissionalização de jovens por meio de parceria com Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
 
Carta aos profissionais da Educação
Junto com o material de apoio distribuído a todos os participantes (agenda, caderno para planejamento, lanche e um exemplar da revista Cirandar), a secretária, que também é professora concursada da rede municipal há 20 anos, entregou uma carta endereçada aos professores, educadores infantis, gestores e demais funcionários da Educação. Nela, propõe um canal aberto de diálogo com os colegas de profissão e ressalta a importância de toda a equipe estar “preparada e aberta aos novos tempos e desafios para uma educação de ações planejadas e conscientes em busca do desenvolvimento dos nossos alunos.”
 
Diz Cleudice, no texto: “Nós escancaramos as portas para o diálogo, para a busca incessante de melhores estruturas físicas das escolas, mais oportunidades de cursos e palestras com assuntos diversificados... Enfim, nossos olhos estarão voltados para o mesmo foco: qualidade do ensino e valorização docente. Será um ano muito produtivo, com metas, muitos desafios e realizações. O canal está aberto! Faço votos que todos tenham um ano com muita saúde para realizarem todos os seus sonhos!”, finaliza.
 
Expectativas
Grávida de sete meses, a professora especialista Alessandra Batista, que ensina inglês para crianças do 1º ao 4º na Emef Claúdio Roberto Marques, no Parque Pinheiros, participa da Jornada pela segunda vez. Embora considere o evento “interessante” e espere sair do encontro com algo “prático e novo a aplicar em sala de aula”, gostaria que na rede houvesse também jornadas específicas, setoriais.
 
Silvana de Paula Souza, educadora da equipe de apoio, antigamente conhecida como “reforço escolar”, que participa do evento desde 1997, chega para a 17ª animada. “É muito importante a realização da jornada”, diz a educadora da Emef Fernanda Grazielle Resende Covre, no Jardim Adelaide. “Motiva o professor a voltar para o trabalho. A cada ano, trazem profissionais com temas diferentes. Este contato traz reflexão, que gera uma ação positiva em sala de aula”, explica. “Às vezes, são temas já lidos, e a fala deles reacende a chama do conhecimento que está dentro da gente”, afirma.
 
 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário