Peça “Um dia Ouvi a Lua” será apresentada na sexta-feira

16/01/2013 02:35

Teatro gratuito na escola é atração para toda família; espetáculo é inspirado em canções gravadas pela dupla caipira Tonico & Tinoco

Por Reginaldo Prado, Hortolândia 15/01/13 16:47

 

 

A comédia dramática “Um Dia Ouvi a Lua” será apresentada nesta sexta-feira (18/01), às 20h, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, na rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, Remanso Campineiro. O evento é organizado pela Casa de Joana, com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.
 
A peça é inspirada em três canções gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco e recriando-as do ponto de vista feminino. As apresentações fazem parte do Prêmio Myriam Muniz, concedido no ano passado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), do Ministério da Cultura. Por meio do projeto, a peça percorreu as cidades de Belo Horizonte, Pouso Alegre e Paraisópolis, em Minas Gerais, Barra Mansa, no Rio de Janeiro, e Paraibuna, Franca, Ilhabela e Ribeirão Preto, em São Paulo.  
 
Com direção de Eduardo Moreira, do grupo mineiro Galpão, a montagem conquistou o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) 2010 de Melhor Espetáculo do Interior de São Paulo e em 2011, recebeu as seguintes indicações: Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), de melhor dramaturgia para Luís Alberto de Abreu; Prêmio Shell de melhor direção musical e Prêmio CPT de melhor projeto sonoro, ambos para Beto Quadros. 
 
Escrita pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu que, entre outros trabalhos, foi o autor do roteiro adaptado da minissérie “Hoje é Dia de Maria”, da TV Globo, o espetáculo é resultado de cenas criadas por meio de processo colaborativo entre dramaturgia, direção e atores e de pesquisas do universo caipira brasileiro.
 
A peça
 
O espetáculo terá 70 minutos de duração. Inspirada nas canções Adeus, Morena, Adeus (Piraci/Luiz Alex), Cabocla Tereza (João Pacífico/Raul Torres) e Rio Pequeno (Tonico/João Merlini), gravadas por Tonico & Tinoco, a peça revela três diferentes mulheres que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, conhecidas do cancioneiro popular brasileiro, recriando-as do ponto de vista feminino.
 
O espetáculo tem como diretor Eduardo Moreira, e conta com um elenco de muita qualidade: Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Izildinha Costa, Vander Palma e Wallace Puosso.
 
SERVIÇO 
O QUÊ:
Teatro com a peça “Um Dia Ouvi a Lua
QUANDO:
Sexta-feira, 18 de janeiro, às 20
ONDE: 
EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim, na rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, Remanso Campineiro – Hortolândia/SP
ENTRADA:
Gratuita
 
 

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário