Prefeitura anuncia estudo para repor perdas salariais do funcionalismo durante Jornada Pedagógica

02/02/2013 20:40

Evento se encerra nesta sexta-feira (01/02) com palestra da Profª Drª Thereza Penna Firme, da Cesgranrio

Por Ane Medina Néri, Hortolândia 01/02/13 08:55

 

Antônio Meira fala na Jornada Pedagógica sobre a reposição salarial.

 

 
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31/01), durante o primeiro dia de atividades da Jornada Pedagógica e Cultural dos Profissionais de Educação da rede municipal de Hortolândia. Além de vereadores, a cerimônia de abertura contou com a presença dos secretários Cleudice Baldo Meira (Educação), Renate Belufe (Governo), Geraldo Estevo Pinto (Finanças), Rosana Nascimento (Inclusão e Desenvolvimento Social), Marcelo Borges (Segurança Pública), Agnese Caroline Conci Maggio (Administração) e Enrique Lerena (Assuntos Jurídicos). Também compareceram todos os diretores da Educação: Luciana Brandão (Administrativa), Donizeti Faria (Formação Continuada), Marilda Moreno (Educação Infantil|) e Kelly Tamashiro (Ensino Fundamental).  
 
A Jornada acontece no auditório do Colégio Adventista, localizado na Rua Rodrigo de Carvalho, 200, no Parque Ortolândia. Durante dois dias, além de ampliarem os conhecimentos sobre o ensino nos tempos atuais, os profissionais da educação poderão também planejar o ano letivo, que se inicia na próxima segunda-feira (04/02) na rede municipal. 
 
Homenagem à educadora Zenaide Seorlin
O evento, que se encerra nesta sexta-feira (01/02), é voltado à formação dos cerca de dois mil profissionais da rede municipal, que atende aos alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com o tema “Educação: novos tempos, novos desafios”, neste ano, a Jornada homenageia a professora da rede, Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, que morreu de câncer no Natal passado, aos 41 anos de idade.
 
Após receberem flores e saudações do prefeito, da vice, e da secretária de Educação, familiares de Zenaide se emocionaram ao ouvir um texto póstumo, elaborado a partir do memorial de Formação da educadora no Proesf da Unicamp (Universidade Estadual Paulista).  Lido pelas coordenadoras pedagógicas Jacqueline Longhini e Simone Locatelli, o texto foi aplaudido de pé pelos presentes e vai ser usado como referência pela palestrante do dia, a Prof.ªEmília Cipriano Sanches, em outro encontro de educadores em Águas de Lindóia. 
“É nessa perspectiva que desejo ver a educação. Que ela (educação) veja em cada criança, dentro da escola, um cidadão, com seus direitos e deveres, mas que, principalmente, possa dialogar, confrontar ideias, ter o prazer de aprender, desafiar situações, conquistar seu espaço, expressar-se por diferentes linguagens e muito mais que isso; com ética, no sentido de afirmar seu papel de cidadão e político que contribui para a construção da sociedade, democraticamente”, diz o texto. “Aprender é bom! Aprender coletivamente é melhor ainda. O aprendizado é possível para todos! Já se sabe que o aprendizado, o conhecimento é adquirido através das interações entre pessoas. Portanto, concebo que o princípio da Educação é saber que o outro existe!” (veja a íntegra do texto abaixo)
 
Viúvo de Zenaide, o autônomo Hélio Sérgio Seorlin diz que a homenagem traz “conforto”. “A educação era a vida dela”, ressalta. “Ela se dedicou à educação a vida inteira e foi a educação que fez com que ela vivesse com força e qualidade de vida até o último dia”, revela a irmã Aparecida Ferreira Lira Silva, assistente social.
 
Boas vindas aos professores
Na rede municipal desde 2007 como inspetora de alunos, a agora educadora infantil Sara Batista, da Emei Jardim Amanda III, vem à Jornada pela primeira vez. “Espero sair do evento com uma bagagem bem positiva”, diz ela. Veterana, a diretora da Emef Caic, Edna Lino, considera o evento “prazeroso”. “É muito importante este acolhimento que a secretaria fornece”, diz a educadora, ressaltando a qualidade das palestras e também do material de apoio entregue a todos os participantes: agenda, caderno para planejamento, lanche e um exemplar da revista Cirandar. “É o momento de estarmos todos juntos e podermos refletir sobra a nossa prática pedagógica. Isto eleva a nossa estima tanto com relação à vida profissional quanto pessoal, nos fortalecendo e dando ânimo para o novo início de ano”, ressalta.
 
Após dar boas vindas aos profissionais da equipe, a secretária Cleudice Meira lançou a todos um desafio: “Fazer com que o nosso aluno aprenda e seja um cidadão. Este é o nosso objetivo aqui. E conto com cada um de vocês!” Além do mutirão de limpeza que está sendo feito nas escolas para a volta às aulas, Cleudice destacou como metas, ainda para o primeiro semestre letivo, a entrega dos uniformes e de kits escolares com material de boa qualidade a todos os estudantes da rede municipal.
 
“Queremos uma cidade grande, bonita, com pontes e avenidas, mas também com o crescimento de cada cidadão de nossa cidade, principalmente de nossas crianças”, afirmou o prefeito Antonio Meira. “E isso depende da dedicação de cada professora aqui presente, o que já vem acontecendo, porque a qualidade da educação no nosso município vem melhorando”, destacou.
 
Após anunciar os estudos em andamento para a reposição salarial dos servidores e a intenção de criar o Estatuto do Magistério, Meira, que chegou nesta quinta-feira (30/01) de Brasília, onde participou do encontro de novos prefeitos com a Presidenta Dilma, revelou ainda a decisão de firmar convênios com o Governo Federal com vistas à construção de mais escolas, creches e quadras cobertas e à profissionalização de jovens por meio de parceria com Senai e Senac.
 
Confira abaixo a íntegra do texto em homenagem à professora Zenaide Seorlin:
 

Já fui criança neste Município. Brinquei descalça, na rua... Não existia creche. Minha mãe trabalhava fora e eu contava com a sorte, pois eu era cuidada pelos meus irmãos mais velhos. Brincar era a minha maior alegria e o quintal, um cenário de histórias construídas com Amor. O contexto vivido possibilitava ficarmos sozinhos, sem medo do perigo. Não se falava em infância, educação, conhecimento, lição de casa, escola como direito das crianças. A batalha era a vida.

 

Cresci e vivi a cidade em todos os seus aspectos. Naquele contexto não havia perigo. Hortolândia cresceu muito e com ela vieram muitas crianças.

 

Na minha condição de criança, fugia às vezes de casa para brincar. Tais brincadeiras me possibilitavam o prazer de ser criança e criar situações que até então eu não tinha. A casa dos meus sonhos, o trabalho que eu desejava, os brinquedos que eu não tinha, as roupas que eu gostaria de usar, a escola e a professora que me aceitassem do jeito que eu era, por que para ela ( a escola), faltava muito pra eu virar gente.

 

Essa fantasia que me tirava do chão, contribuiu para que eu me esforçasse nos estudos, apesar de muito difícil. Virar gente demanda estudo, conhecimento, mas eu sabia que venceria.

 

O querer crescer profissionalmente e pessoalmente, perpassa as condições difíceis. Foi esse querer que me fez chegar à condição de Assistente Pedagógica de doutores em educação na Universidade de Campinas. 

 

O que dizer da formação acadêmica e moral de uma menina que nasceu na roça; filha de um caboclo que não sabia ler nem escrever e uma mãe amorosa? O que esperar da educação de uma criança, cuja família se enquadrava em ultimo lugar na organização social?Como construir saberes se o meio em que vivia não havia materiais nem diálogos intelectuais?Como pegar o gosto pela educação se a mesma era estressante, classificatória e de exclusão? Como empenhar nos estudos e na cultura se os mesmos ficavam em segundo plano, pois, o trabalho doméstico deveria ser concluído, antes e, sobretudo?Como pude chegar á universidade como assistente pedagógica do curso de formação de professores em exercício, inédito no país?

 

A resposta a essas perguntas é a minha própria formação: Professora, apaixonada pela educação infantil, Pedagoga, funcionária pública, Especialista coordenadora no Município de Hortolândia, responsável por formação de professores e educadores integrante de escolas públicas e assistentes pedagógica de Disciplinas que me fizeram virar gente.

 

Oportunidade única que não mais tirarão de mim; o conhecimento, a experiência e a mudança de olhar enquanto quebrava paradigmas.

Vejo a minha história de vida dessa forma: aprendendo com o outro e com o meio tudo o que eu precisava saber para viver naquele espaço que possibilitou aprendizagem, desejos, sonhos e conhecimentos. Tornei-me gente grande e não mais ficarei sem o que construí até o momento.

 

É nessa perspectiva que desejo ver a educação. Que ela ( educação) veja em cada criança, dentro da escola, um cidadão, com seus direitos e deveres, mas que, principalmente, possa dialogar, confrontar ideias, ter o prazer de aprender, desafiar situações, conquistar seu espaço, expressar-se por diferentes linguagens e muito mais que isso; com ética, no sentido de afirmar seu papel de cidadão e político que contribui para a construção da sociedade, democraticamente.

 

A escola deve ser ambiente prazeroso, com possibilidade de círculo de cultura, que respeita a criança no seu tempo de aprender, seja de qual forma for. Organizar o tempo e o espaço de maneira que possam apreender conceitos, realizar procedimentos, compreender fatos, vivenciar situações é hoje entendido por mim como primordial para o desenvolvimento integral das crianças.

 

Aprender é bom! Aprender coletivamente é melhor ainda. O aprendizado é possível para todos! Já se sabe que o aprendizado, o conhecimento é adquirido através das interações entre pessoas. Portanto, concebo que o princípio da Educação é saber que o outro existe!
 
Zenaide Ferreira de Lira Seorlin (1971-2012)
Fragmentos do Texto original do Memorial de Formação 
do PROESF UNICAMP(2004)
 

Sendo assim, queremos hoje, apenas agradecer por todas as contribuições dessa educadora pelo seu comprometimento com a educação e com as pessoas desse município e dizer que vamos aprender a conviver com sua ausência na esperança de um reencontro e ainda que você será nossa grande educadora e acima de tudo nossa amiga para sempre e para sempre não tem fim...

 

Com todo nosso carinho e saudade...

 

Fonte: Portal da Prefeitura

 

Notícias

Carta Manifesto e Abaixo Assinados de Profissionais da Educação

31/01/2013 22:59
O anúncio do prefeito Antônio Meira durante a Jornada Pedagógica 2013, apresentou uma administração pró-ativa e que pensa na melhoria da Educação e no respeito ao funcionalismo público, pois prometeu estudar as resoluções para as perdas salariais há tanto tempo ignoradas. No entanto, ao saber que o...

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário