Prefeitura leva moradores para conhecer obras de combate à enchente e ações ambientais

15/12/2012 01:48

Atividade faz parte do Projeto Técnico Social realizado para envolver a comunidade e despertar a consciência ecológica

Por Elisabeth Soares, Hortolândia 14/12/12 09:10

 

Tour Ambiental de Combate às Enchentes no município de Hortolândia

 

Um grupo de 60 moradores de Hortolândia conheceu as obras em realização pela Prefeitura para ampliar a qualidade de vida das pessoas e evitar enchentes. No passeio, realizado dia 28 de novembro, os convidados visitaram sete ações da Prefeitura para preservar o meio ambiente, entre elas, a construção dos dois reservatórios de contenção de enchentes, o JAC 1 e o JAC 2, às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Carmem Cristina.
 
A atividade faz do Projeto Técnico Social realizado pela Prefeitura para envolver a comunidade nas obras ambientais e de combate à enchente em realização pela Administração. “Por meio do PPTS, queremos mostrar os espaços em construção na cidade, ampliar a participação da população e promover a educação ambiental para que as pessoas utilizem os parques de modo consciente”, afirma a coordenadora do PTTS, Creuza Aparecida Santos.
 
O roteiro começou pelo Parque Socioambiental Chico Mendes, às margens do córrego Santa Clara, Centro. Depois, os moradores foram conhecer a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), no Parque Ortolândia. O Parque Socioambiental Renato Dobelin, às margens do Ribeirão Jacuba, Centro, foi o terceiro ponto de parada. A área de lazer foi implantada pela Prefeitura, após a canalização do córrego, uma das ações de combate à enchente.
 
Na seqüência, os moradores foram levados para a área onde estão em escavação os dois reservatórios de contenção de enchentes, com capacidade para armazenar, juntos, 1 bilhão de litros d´água. A obra, realizada em parceria com o governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), consome investimentos de R$ 47,5 milhões. Sobre as lagoas passará a Ponte Estaiada, também em construção, outro ponto visitado.
 
A usina de reciclagem de resíduos sólidos e entulhos, localizada no Parque Perón, além do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, também receberam a visita dos moradores. O passeio foi finalizado no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara, onde os turistas visitaram o viveiro e o museu da história natural.
 
PARTICIPAÇÃO
Por meio do Projeto Técnico Social, a Secretaria de Obras mobiliza a população a participar das ações de implantação das obras de combate à enchente e preservação ambiental.
São realizados eventos de incentivo à participação comunitária, atividades socioambientais, culturais, esportivas, além de oficinas educativas e campanhas de estímulo à qualidade de vida.
 
“Queremos engajar a população nos projetos em realização para que ela usufrua da estrutura com consciência ambiental e da melhor maneira possível”, explica o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.
 
 
 

 

Notícias

Canalizar Córregos e Rios - Solução ou mais um problema?

27/08/2012 12:40
Tendo em consideração as obras de canalização do Rio Jacuba, no Município de Hortolândia, é pertinente considerarmos o artigo abaixo do Projeto Manuelzão que desmotiva totalmente o uso da canalização em rios e córregos tendo como base experiências negativas de canalização na Europa, aqui em São...

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário