Prefeitura prevê cinco mil foliões por noite no Carnaval deste ano em Hortolândia

31/01/2013 19:54

Recinto fechado vai contar com palco, duas arquibancadas, área VIP e barracas cadastradas para venda de comidas e bebidas

Por Ane Medina Néri, Hortolândia 30/01/13 16:52

 

Reunião sobre a segurança no carnaval 2013

 

O Carnaval deste ano em Hortolândia, promovido pela Prefeitura, está repleto de novidades. O palco da folia, que acontece pela primeira vez na região central, será montado num recinto fechado de aproximadamente 12mil metros quadrados na Avenida Olívio Franceschini, entre as Ruas Capitão Lourival Mey e Eliza Laurinda da Silva, próximas à ETEC-Hortolândia (Escola Técnica Estadual).
 
Neste ambiente, além do palco de 12m x 8m na pista esquerda (sentido bairro-centro) , haverá, na pista direita, duas arquibancadas, de 35m de extensão com capacidade para três mil pessoas sentadas; pelo menos 20 banheiros químicos, com acessibilidade; área VIP; e setor de apoio para órgãos como SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Vigilância Sanitária, Fiscalização, Conselho Tutelar, GM (Guarda Municipal), PM (Polícia Militar) e Bombeiros. Também serão montadas, a partir das 9h da sexta-feira (08/02), cerca de 30 barracas previamente cadastradas para venda de comidas e bebidas, a maior parte delas de microempreendedores  do programa Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.  
 
Avenida interditada
Para a preparação do local, duas quadras da Avenida Olívio Franceschini deverão ser totalmente interditadas na manhã de sexta-feira (08/02), sendo reabertas após as 18h da Quarta feira de Cinzas (13/02). Agentes de trânsito vão sinalizar o local, apontando os desvios.
 
O acesso ao “sambódromo” será feito por uma única entrada, instalada no cruzamento entre a avenida e a Rua Fabiano Pinheiro da Silva, também conhecida como Rua Jota. A via fica ao lado de uma área que será usada como estacionamento, com capacidade para cerca de mil veículos. Para evitar a entrada de garrafas e armas brancas e de fogo, a GM vai fazer revista em todos os foliões que pretendam adentrar o local. Nas extremidades da quadra, a Secretaria de Cultura pretende erguer dois portais metálicos, de 10m x 5,5m, com faixas alusivas ao evento, onde também haverá duas saídas de emergência, uma em cada lado.
 
Evento piloto
Em reunião realizada nesta terça-feira (29/01), no Paço Palácio das Águas, o secretário Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, revelou que pretende fazer do Carnaval de 2013 um piloto para outros três grandes eventos que devem acontecer na cidade neste ano. Participaram do encontro, representantes da PM, GM, EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos), Conselho Tutelar e das Secretarias de Saúde (Vigilância Sanitária e SAMU), Planejamento Urbano (Fiscalização), Inclusão Social (Economia Solidária) e Cultura.  “Trabalharemos para fazer uma festa de sucesso”, destaca o secretário.
 
Com o tema “Nossa cidade merece uma grande alegria!”, a comemoração se estende pelos quatro dias de folia (09 a 12/02), das 20h às 2h, com realização de bailes nas quatro noites, das 22h às 2h, e desfile de escolas e blocos, das 20h às 22h (exceto na segunda-feira, 11/02). Para que os foliões possam voltar para casa com tranqüilidade, haverá ampliação nos horários e nos trajetos dos ônibus que levam até o recinto.
 
Programação
 
Sábado, 09/02
20h – Avenida: Bloco Canário Louco e Imperatriz Hortolandense 
22h – Banda Opera Luz e show com Adriano Ribeiro 
 
Domingo, 10/02
20h – Avenida: Afoxé Oya Obirin Ode e Escola de Samba Galo de Ouro 
22h – Banda Opera Luz e show com o grupo de pagode Os Travessos 
 
Segunda-feira, 11/02
21h – Banda Opera Luz e Show com o grupo de pagode Katinguelê 
 
Terça-feira, 12/02
20h – Avenida: Afoxé Oya Obirin Ode e Escola de Samba Galo de Ouro 
22h – Banda Opera Luz e show com o grupo de pagode Tirando Onda 
 
 
 

 

Notícias

Considerações sobre o carnaval

27/01/2013 01:27
Com os preparativos do carnaval deste ano, se faz conveniente uma reflexão sobre o tema. por Leandro Bolina Nascimento   A origem do carnaval possui uma relação poderosa com a alegria gerada pela fertilidade da vida em todos os seus aspectos. Foi na evolução da sociedade grega que a bebida e o...

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário