Sebrae-SP orienta empresários a como vender mais na Páscoa

25/03/2013 17:00

 

de Miriam Bizarro – Assessora de Imprensa

 

Boas dicas podem fazer a diferença na hora de engordar o lucro do empreendedor

 

A Páscoa abre o calendário de datas promocionais do comércio e traz lucro para muitas micro e pequenas empresas, especialmente no setor de alimentos. A data é também o terceiro melhor período para conseguir um trabalho temporário, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães. Isso se reflete em maior oportunidade de vendas para o comércio.

 

Mas para aproveitar bem essa data, é preciso se planejar. Pesquisas de mercado analisam desejos de consumo da clientela e ajudam a identificar que tipo de produto tem mais adesão com seu público-alvo. Isso pode evitar desperdícios e gastos desnecessários.

 

“O empresário deve calcular bem as compras, porque a Páscoa é um evento sazonal e se houver sobra pode haver encalhe de produto no estoque”, explica Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP. “Ações bem planejadas fidelizam o cliente que além de voltar ao estabelecimento pode recomendá-lo aos amigos”, acrescenta.

 

Outro aspecto importante é qualificação da equipe de funcionários. Caso a opção seja contratar trabalhadores temporários, lembre-se que treinamento é fundamental. Os novatos precisam conhecer o portfolio de produtos e suas características. Por exemplo, todos os vendedores precisam conhecer a tabela nutricional.

 

Na região de Campinas, onde o comércio é o setor com maior número de micro e pequenas empresas (45,6%), o gerente Regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, aponta alguns cuidados que o empresário deve ter para obter sucesso nas vendas do período. “Disponibilidade de produtos e marketing são importantes, um plano promocional focado no público alvo, uma boa divulgação do ponto de venda podem ser o diferencial para atrair o consumidor”, afirma. 

    

Confira dicas do Sebrae-SP para vender mais na Páscoa:

 

  1. Conquiste o cliente pelo olhar: Uma vitrine atraente pode ser meio caminho para o cliente fazer uma compra. Decoração com enfeites que faça menção à Páscoa pode mexer o estado de espírito das pessoas e, nessa época, é a emoção que faz a compra.
  2. Bons produtos: Variedade e boa exposição são essenciais para despertar o desejo de comprar. Mas, tome cuidado para não entupir a loja com produtos semelhantes.
  3. Motivação: Ter uma equipe em harmonia e empenhada em vender mais é fundamental. Motive o time com premiações, aumento de comissões, bônus.
  4. Entre no clima: Mesmo que seu estabelecimento não tenha ligação direta com a Páscoa, vale investir em uma decoração temática. Isso mostra que o empreendedor está sintonizado com o momento e gera percepção positiva. Pense em como relacionar seu carro-chefe com a data.
  5. Alma do negócio: A propaganda continua sendo uma boa dica para o varejo. Reserve uma verba para essa finalidade, principalmente para divulgar as ofertas.

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário