2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

08/11/2011 03:50



Implantação de Usina de Resíduos Sólidos, prevista para inaugurar em 2012, confirma investimentos na sustentabilidade

Por Sabdra Alyne, Hortolândia 07/11/11 17:05
 

Diretor do Meio AmbienteCerca de 120 pessoas participaram, neste domingo (6), da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Com o tema “Resíduos Sólidos”, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, debateu assuntos ligados ao crescimento sustentável do município. O prefeito Angelo Perugini participou da abertura do evento. Para o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva (foto ao lado), Hortolândia está no caminho certo com a implantação da Usina de Resíduos Sólidos e propostas para a destinação e tratamento correto do lixo.

O evento, realizado no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, contou com a participação do professor e consultor da ONU (Organização das Nações Unidas), Sabetae Calderoni (foto ao lado). O profissional fez um discurso sobre a destinação de resíduos sólidos e a criação de uma cidade sustentável. “A maioria dos eixos abordados nesta palestra, como sugestões de práticas de tratamento dos resíduos, são ações que nós já iniciamos em Hortolândia”, destacou o secretário, enfatizando que o município segue o caminho correto.

Entre os eixos abordados na palestra, está a criação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos. Na cidade, a usina está em construção no Parque Perón. Com a inauguração do espaço, previsto para janeiro de 2012, a população de Hortolândia terá onde descartar de maneira sustentável restos de demolição, como fragmentos de alvenaria, cerâmica, concreto, lajes e pisos, além de argamassa, cal e cimento. Componentes de concreto ou cerâmica, como telhas, tijolos, blocos, entre outros, também poderão ser descartados no local.

Com o processamento, estes materiais serão transformados em areia de diversas densidades e outros materiais que poderão ser utilizados na pavimentação de ruas, manufatura de blocos de concreto, produção de piso intertravado, implantação de guias, entre outras finalidades. A capacidade de produção da usina é de 160 toneladas de material por dia. O objetivo é que 50% deste beneficiamento seja utilizado pela Prefeitura em obras na cidade.

A instalação da usina é realizada por meio de convênio entre a Prefeitura de Hortolândia e o INAC (Instituto Nova Agora de Cidadania). O investimento está estimado em R$ 5 milhões, por meio de recursos provenientes do Banco do Brasil, parceiro do Instituto Inac.

Outros temas abordados foram: a proposta de criação de ecopontos para que a comunidade deposite resíduos sólidos e, depois, uma unidade gestora recolha o material; Plano de Saneamento, cuja proposta está em análise na Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos); e a proposta de implantação de coleta seletiva em toda a cidade.

Os temas discutidos serão levados à Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada no próximo ano.

Fonte

Fotografias: Leandro Bolina Nascimento
 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário