8ª Festa do Peão injeta R$ 3,5 milhões na economia de Hortolândia e gera 300 empregos

11/05/2012 16:24

Temporada country aquece economia local com a alta de consumo nos setores de vestuário, alimentação e hospedagem

Por Elisabeth Soares, Hortolândia 11/05/12 16:24

 

 

Hortolândia se prepara para 8 ª Festa do Peão que começa na próxima quarta-feira (16/05) e vai até domingo (20/05). A maior festa da cidade, realizada com apoio da Prefeitura, injetará R$ 3,5 milhões na economia local e gera 300 empregos diretos e indiretos, estimam os organizadores. O comércio já exibe nas vitrines produtos country. Os hotéis e pousadas da cidade estão lotados. Mais de 100 mil pessoas são esperadas para o rodeio, nos cinco dias de festa.
 
De acordo com o presidente da festa, Eduardo Marchetti, o evento chega na oitava edição com ampliação de cerca de 30% da estrutura. Neste ano, são 180 camarotes, 21 andares de arquibancada e arena com 2.200 m². A ampliação é programada para comportar o público esperado, estimado em mais de 100 mil pessoas. “Neste ano, as cidades de Sumaré e Jaguariúna, com tradição em rodeio, não terão a festa, então, com certeza aumentará o número de visitantes”, observou Marchetti.
 
A temporada country traz reflexos positivos para comércio e setores de prestação de serviço, afirma o presidente da festa. “A cidade está visivelmente tomada pela festa. Basta passar pelo comércio e ver a exposição nas vitrines de roupas e calçados country. Vendemos ingressos para 14 cidades da região, além de São Paulo, Santos São Bernardo, São Carlos e Sorocoba. Já lotamos todos os hotéis da cidade”, comemora Marchetti.
 
O presidente da ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Paulo Beleboni, confirma o aumento do movimento no comércio, principalmente nos setores de alimentação e hospedagem, durante a temporada country. “Esse movimento é maior durante o dia porque os peões, visitantes e organizadores da festa acabam consumindo no nosso centro comercial, almoçam nos nossos restaurantes e se hospedam nos hotéis e pousadas. É uma festa muito positiva para o comércio, que acontece com apoio da Aciah desde a primeira edição, em 2005”, disse Beleboni.
 
Segurança, arquibancada coberta e
ampla praça de alimentação
 
A festa acontece numa área de 70 mil de metros quadrados, possui estacionamento com capacidade para cinco mil veículos. Duzentos banheiros químicos serão instalados em pontos estratégicos do recinto. A Praça de Alimentação terá cerca de 60 barracas.
 
Nesta edição são disponibilizados 180 camarotes. A arquibancada, instalada numa área de 16 mil m², é toda coberta. A tenda eletrônica tem capacidade para duas mil pessoas por noite.
 
Para garantir a segurança dos visitantes, a organização do rodeio contratou 100 seguranças por noite. O evento terá apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além de ambulâncias e médicos, que farão plantão todas as noites.
 

SHOWS

 

O show do cantor sertanejo Gusttavo Lima abrirá a 8ª Festa do Peão de Hortolândia. O músico traz para Hortolândia o hit  “Balada Boa”. Gusttavo Lima entrou na programação da festa, após o cantor Michel Teló cancelar a apresentação em Hortolândia por causa da sua turnê pela Europa. 
 
A abertura do evento terá, também, queima de fogos e o início das montarias, que continuam diariamente. A festa seguirá até o dia 20/05, quando a dupla Humberto e Ronaldo subirá ao palco com o melhor do sertanejo universitário. Neste dia, a Prefeitura de Hortolândia patrocinará o show, um presente à população em comemoração ao 21º aniversário de Hortolândia, comemorado dia 19 de maio. 
 
O recinto da Festa do Peão fica na avenida da Emancipação, próximo à empresa farmacêutica EMS. O rodeio é organizado pelas empresas RR Cia de Rodeio e VR Equipe de Rodeio. A Prefeitura apóia o evento.
 
 
PROGRAMAÇÃO DE SHOWS FESTA DO PEÃO 2012
 
16 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
Gusttavo Lima
 
17 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)
Jorge e Matheus
 
18 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)
Fernando e Sorocaba
 
19 DE MAIO (SÁBADO)
Luan Santana
 
20 DE MAIO (DOMINGO)
Humberto e Ronaldo
 
  • Ingresso: um quilo de alimento não perecível
 
INGRESSOS À VENDA NOS SEGUINTES LOCAIS 
  • Shopping Hortolândia (Rua José Camilo de Camargo, nº 05, Centro)
  • Atacado Arena – Avenida Santana, nº 1.100, Jardim Amanda 1

 

Fonte: Portal da Prefeitura