Campanha “Fique Sabendo 2012” realiza quase 600 testes rápidos de HIV/Aids

20/12/2012 00:36

Foram descobertos três casos positivos no município

Por Ane Medina Néri, Hortolândia 19/12/12 09:15

 

AMDAH de Hortolândia

 

A Campanha “Fique Sabendo 2012” chegou ao fim, após quase 40 dias de mobilização. Em Hortolândia, foram realizados 593 testes rápidos, a maioria em mulheres de 30 a 59 anos. Foram descobertos três casos positivos de HIV, o vírus da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), dois em homens e um em mulher.
 
De acordo com Simone Gonçalves Gallo, enfermeira do Amdah (Ambulatório Municipal de Aids), nenhum dos três portadores apresentava sintomas da doença, nem sabia da condição de soropositivo. Tiveram a curiosidade aguçada pela campanha e, graças à descoberta precoce do vírus no organismo, já estão em tratamento.
 
A descoberta precoce, que agiliza o tratamento e permite melhor qualidade de vida, é um dos objetivos da mobilização feita anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde e apoiada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde. Entre o dia cinco de novembro e 14 deste mês, cinco integrantes do Amdah visitaram 14 unidades de saúde do município e fizeram plantão para realizar gratuitamente o teste rápido de HIV/Aids em usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
 
A novidade neste ano é que, ao contrário do ano anterior, o teste rápido esteve disponível não apenas no Amdah, mas em todas as unidades de saúde visitadas. Deste modo, não era preciso esperar 30 ou 40 dias pelo resultado do teste sorológico convencional. A informação sai 15 minutos após a coleta de sangue do paciente.
 
“Há 30 anos que as políticas de prevenção falam sobre o uso do preservativo como barreira protetora da infecção pelo HIV/Aids e, a cada ano, cresce o número de pessoas infectadas”, afirma Sérgio Ferreira Jr., coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites virais. “A necessidade de novas estratégias para o controle da epidemia na atualidade nos mostra que o momento exige que as pessoas conheçam sua condição sorológica. O diagnóstico precoce é importante na qualidade de vida de um portador do HIV”, destaca.
 
A Aids em números
De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 300 pacientes com HIV/Aids, DST e Hepatites B e C fazem tratamento no Amdah. Neste ano, foram notificados 20 casos de portadores de HIV e 15 de pessoas que desenvolveram a Aids. Segundo Sérgio, estima-se que existam no País 600 mil pessoas contaminadas e, destas, um terço, isto é, apenas 200 mil sabem da condição de soropositivas. 
 
Ele alerta que os grupos mais atingidos pela doença atualmente estão em faixas etárias extremas: de um lado, jovens entre 13 e 34 anos; de outro, pessoas na chamada Terceira Idade, acima dos 60. Em qualquer uma delas, as mulheres são as mais afetadas. “A Aids deixou de ser uma doença de grupos de risco para atingir a população em geral e as mulheres são as mais afetadas pela vulnerabilidade anatômica”, esclarece.  
 
Neste ano, a campanha “Fique sabendo” começou pela UPA (Unidade de Pronto-atendimento 24horas), na Vila Real, onde foram realizados 79 testes. Depois, as equipes estiveram em USFs (Unidades de Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e também no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas, além dos plantões feitos na sede do próprio ambulatório.
 
“A campanha foi muito boa”, avalia a enfermeira Simone Gallo. “Tivemos muito apoio das unidades de saúde, que se mobilizaram para chamar a população”. A enfermeira destaca ainda que, tão importante quanto saber do resultado é se prevenir, usando sempre a camisinha.
 
Para quem perdeu a campanha itinerante é importante saber que o teste está disponível em qualquer época do ano na sede do Amdah, na Rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O Ambulatório Municipal de Aids funciona de segunda a sexta, das 7 às 16 horas. No site da Prefeitura (https://www.hortolandia.sp.gov.br/wps/portal/dstaids) é possível entrar em contato com a equipe do Amdah, enviar perguntas e esclarecer dúvidas sobre DST/Aids.
 
Como funciona o teste rápido
Validado pelo Ministério da Saúde, o teste rápido usado na campanha “Fique sabendo” revela em 15 minutos a presença do HIV, o vírus da Aids, no organismo da pessoa testada. Além de rápido, é gratuito, seguro e confiável.
 
Para fazer o teste e receber laudo impresso é preciso que a pessoa apresente documento com foto e Cartão Cidadão. O resultado impresso poderá ser apresentado ao médico e a outros profissionais de saúde durante o tratamento. Mas é possível também fazer o teste anonimamente, ou seja, sem revelar a identidade. Neste caso, o resultado é revelado ao usuário do SUS verbalmente.  
 
Antes da coleta de sangue – é retirada uma gota do dedo --, o usuário é informado da importância de fazer o teste e recebe orientações, dentre elas, a importância de usar camisinha, considerado ainda o melhor método de prevenção das DST/Aids.
 
O resultado é informado em atendimento individual. Se for positivo, significa que a pessoa é portadora do vírus da Aids e será encaminhada para tratamento gratuito em uma unidade da rede pública de saúde. Se for negativo, significa que não foram encontrados no sangue da pessoa testada anticorpos do HIV naquele dia. O profissional de saúde vai avaliar se é necessário repetir o exame e passará instruções sobre como prevenir as DST/Aids.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, é importante identificar o quanto antes os portadores do vírus e da doença. Deste modo, inicia-se o tratamento no momento certo, o que pode representar mais qualidade de vida para o portador e menos riscos não só para ele, mas para a população como um todo no sentido de minimizar os riscos de transmissão da doença. Para as grávidas, o diagnóstico precoce é igualmente relevante, uma vez que mães soropositivas que fazem o tratamento corretamente têm grandes chances de darem à luz filhos sem HIV.
 
 
SERVIÇO:
Amdah – Ambulatório Municipal de Aids
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7 às 19 horas.
Rua Ernesto Bergamasco, 262, Vila Real
Telefones: 3897-5034 | 3897-6241 | 3897-3653
Email: amdah@hortolandia.sp.gov.br
 
 
 
 
 

Artigos

Esta lista está vazia.

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário