Educação prepara Jornada Pedagógica e Cultural

10/01/2013 02:51

Jornada Pedagógica 2013 - Hortolândia

Prefeitura realizará evento nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, no Auditório do Colégio Adventista

Por Ane Medina, Denilce Palomo e Elisabeth Soares, Hortolândia 09/01/13 16:40

 

Jornada Pedagógica 2012 - Hortolândia

 

Profissionais da rede municipal de educação terão dois dias de atividades para ampliar conhecimentos sobre o ensino nos tempos modernos e planejar o ano letivo de 2013. A Prefeitura de Hortolândia realizará, nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, mais uma edição da Jornada Pedagógica e Cultural. O evento, organizado pela Secretaria de Educação, será no auditório do Colégio Adventista, localizado na Rua Rodrigo de Carvalho, 200, Parque Ortolândia.

 

O objetivo da Jornada Pedagógica e Cultural é a formação dos profissionais da rede municipal de ensino que atende aos alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Neste ano, o evento envolverá cerca de 2 mil profissionais na discussão do tema “Educação: novos tempos, novos desafios”.

 

Ao todo, serão realizadas cinco palestras com especialistas em Educação de diferentes conhecimentos educacionais.  Os palestrantes foram solicitados pelos profissionais da rede municipal, por meio de pesquisa efetuada nas unidades escolares.

 

De acordo com a Secretaria de Educação, a Jornada Pedagógica faz parte da política educacional para formação e aprimoramento pedagógico dos profissionais da rede municipal de ensino. A atividade está prevista no calendário educacional para planejamento do professor e formação específica na sua modalidade de ensino.

 

“É um evento já tradicional na educação. Marca o retorno de todos os professores e profissionais da rede municipal de educação às atividades do ano letivo e tem o objetivo de acolhê-los, norteando os trabalhos, organizando e traçando metas pedagógicas para 2013”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.  

 

No dia 31, profissionais da Educação Infantil assistem às palestras, enquanto os do Ensino Fundamental ficam nas escolas em atividades de planejamento escolar. Cada educador assistirá a palestra no turno em que ministra a aula, manhã ou tarde. O encontro contará com a educadora Emília Cipriano, doutora, pesquisadora da educação e infância, com vários livros e artigos publicados. Emília também é coordenadora do Instituto Aprender a Ser – Pesquisa e Formação na Área Educacional.


No mesmo dia, os profissionais da EJA (Educação de Jovens e Adultos) participam da palestra no período noturno, com o Profº. Dr. Luiz Carlos Menezes, físico, educador da Universidade de São Paulo e colunista da Revista Nova Escola.

 

No dia 01/02, é a vez dos profissionais do Ensino Fundamental assistir às palestras, enquanto os profissionais da Educação Infantil permanecem nas escolas em planejamento escolar. Neste encontro, os professores terão a oportunidade de refletir o conhecimento com a Profª. Drª. Thereza Penna Firme, educadora e psicóloga, com especial formação acadêmica no campo da avaliação. Atualmente, Thereza é coordenadora do Centro de Avaliação na Fundação CESGRANRIO e membro da American Evaluation Association.

 

A Secretaria de Educação informa que a frequência dos profissionais será realizada por meio de lista de presença, de acordo com seu período de trabalho, e será emitido certificado de participação.

 

JORNADA PEDAGÓGICA E CULTURAL 2013
(PROGRAMAÇÃO)


31 DE JANEIRO

*EDUCAÇÃO INFANTIL

Palestra: “Reflexões sobre as competências para ensinar e a organização do ensino. A importância do planejamento e o papel do professor neste processo”
Palestrante: Profª. Drª. Emília Cipriano Sanches
Horários
Manhã: das 8h às 12h
Tarde: das 13h às 17h

*EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palestra: “A gestão e o planejamento da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos”
Palestrante: Profº. Dr. Luiz Carlos Menezes
Horário: 19h às 21h


01 DE FEVEREIRO

*ENSINO FUNDAMENTAL
Palestra: Reflexões sobre o ensinar e aprender – sistematizando e dinamizando o conhecimento
Palestrante: Profª. Drª. Thereza Penna Firme
Horários
Manhã: das 8h às 12h
Tarde: das 13h às 17h

 

Fonte: Portal da Prefeitura

 

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário