Educar Filhos para Melhorar o Mundo

18/10/2011 15:15

O filho do meu vizinho é um moleque sem-vergonha. Quando joga bola com as crianças do bairro, ele quer vencer a todo custo não importando como. É ele que dá rasteiras, chutes violentos, empurra com as mãos e tantos outros lances desonestos. Tudo para ganhar o jogo.  É ele que picha os muros do bairro ou que fura o pneu das bicicletas dos amigos. Futuramente, se ele continuar a agir dessa forma, será desonesto no trabalho, tentará enganar seus colegas, fará contratos ilegais, desviará dinheiro da empresa em que trabalha e outras falcatruas. Poderá ir preso.

 

De onde veio esse comportamento? De casa. Os pais não o corrigiam.

 

Não é fácil ensinar valores para uma criança. Nos dias de hoje, ter filhos bem educados é uma raridade. Enquanto a gente diz que uma pessoa vale pelo que ela é por dentro, a propaganda diz que ela precisa mostrar seu valor comprando o caríssimo tênis da marca tal.

 

Você diz ao seu filho que ele não deve tomar bebidas alcoólicas e as propagandas de cerveja mostram meninos sarados e meninas lindas tomando cerveja. Se essa turma realmente tomasse bastante cerveja, não teria o corpo que tem!

 

Ser esperto, na televisão, nas novelas, nas propagandas de revistas é passar alguém para trás, é enganar alguém.  Preste atenção e comece a perceber isso acontecendo!

 

Tudo isso faz o nosso trabalho de educar ficar ainda mais difícil. Mas não dá para desistir. Para ter filhos com valores verdadeiros, você precisa mostrar esses valores com suas atitudes e com suas orientações desde muito cedo.

 

Se o caixa deu troco errado, devolva. E, para que seu filho aprenda a agir igual, explique porque você devolveu o dinheiro. Se uma propaganda fala que uma pessoa de valor é aquela que tem um carro do tipo “x”, fale a seu filho que você tem muito valor e nem carro tem. Fale que a Madre Tereza de Calcutá ajudou milhares de pessoas e nunca usou roupas de marca. Ela sim que é uma pessoa de valor, uma pessoa linda!

 

Quando assistir à novela, de vez em quando comente a falta de caráter dos que traem suas esposas ou daquelas dondocas que puxam o tapete das colegas da empresa. (Sempre aparece isso nas novelas). Não fique falando o tempo todo nem em todos os capítulos, mas faça seu filho saber sua opinião sobre o que está passando na TV. Sua reação fica marcada na memória dele. Ele saberá o que é certo e o que é errado de tanto ouvir você nas mais diferentes situações.

 

A verdadeira educação vem de um par muito simples de fatores: afeto e limites. Ame seu filho e demonstre isso a ele. Coloque limites, regras e não tenha medo de dizer a ele “não”. Mais tarde ele agradecerá e você terá orgulho dele.

 

É melhor ser um pai chato agora e realizado depois, que ser “legalzão” agora e arrependido depois.

 

 

 

Marcos Meier: escritor, palestrante, psicólogo e professor.
Contatos pelo site  https://www.marcosmeier.com.br
Seus livros estão na loja virtual: https://www.kapok.com.br

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário