Em caminhada ecológica, Prefeitura apresenta obras no Ribeirão Jacuba

14/02/2012 09:10

Objetivo é ampliar a participação dos moradores nas intervenções, incentivar o bom uso do espaço público e despertar a consciência ambiental

Por Elisabeth Soares, Hortolândia 14/02/12 09:03

 

 

 

 

Durante uma caminhada ecológica, realizada domingo (12/02), a Prefeitura de Hortolândia apresentou aos moradores as obras de combate a enchentes realizadas no entorno do Ribeirão Jacuba. Os participantes percorreram um trecho de dois quilômetros, que começou no Parque Socioambiental Chico Mendes e terminou às margens do córrego, atrás do Shopping Hortolândia.
 
No trajeto, os participantes viram as obras de canalização do Ribeirão Jacuba, em fase de conclusão. Também conheceram o espaço que receberá um parque com equipamentos de esporte, cultura e lazer, onde a atividade foi encerrada.
 
A canalização do Ribeirão Jacuba faz parte do pacote de obras de combate à enchente em realização pela Prefeitura com recursos de cerca de R$ 60 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. 
 
Além dessa intervenção, a Administração trabalha na construção de dois reservatórios de contenção de cheias (Jacuba 1 e 2), na região do Jardim Minda, com capacidade para armazenar mais de um bilhão de litros d´ água. No entorno das represas também será implantado um parque com equipamentos de lazer.
 
A caminhada ecológica é uma das ações do PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Social) realizado com moradores da área de abrangência das obras. “Nosso objetivo é levar conhecimento à comunidade sobre as obras do JAC 1 e JAC 2, incentivar o bom uso do espaço público, além de despertar a consciência ecológica por causa dos parques que serão construídos às margens do Jacuba”, explicou a socióloga Edvania Silva Monte, técnica do PTTS.
 
 

MAIS AÇÕES

 

Além da caminhada, neste ano, o PTTS realizará uma ação global que envolverá a comunidade em atividades de cidadania, saúde, esporte, cultura e lazer. Também estão previstos um passeio ciclístico e um tour ambiental.
 
Desde o início da obra, a Prefeitura realiza eventos de incentivo à participação comunitária no entorno do Ribeirão Jacuba a exemplos de atividades socioambientais, culturais, esportivas, além de oficinas educativas e campanhas de estímulo à qualidade de vida.
 
 
 
Negrito adicionado pelo Portal.
 
 
 
 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário