Jornada Pedagógica e Cultural traz palestra sobre Educação Infantil com pesquisadora da PUC/SP

31/01/2013 20:02

Profa. Dra. Emília Cipriano Sanches abre o encontro propondo reflexões sobre a importância do planejamento e o papel do professor neste processo

Por Ane Medina Néri, Denilce Palomo e Elisabeth Soares, Hortolândia 30/01/13 08:43

 

Jornada Pedagógica 2013

 

“Educação: novos tempos, novos desafios”. Este é o tema da Jornada Pedagógica e Cultural 2013 que a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, promove nesta quinta e sexta-feira (31/01 e 01/02). O evento é voltado à formação dos cerca de 2 mil profissionais da rede municipal de ensino, que atende aos alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos). 
 
Durante dois dias, além de ampliarem os conhecimentos sobre o ensino nos tempos atuais, os profissionais da educação poderão também planejar o ano letivo, que se inicia na próxima segunda-feira (04/02) na rede municipal. A Jornada acontece no auditório do Colégio Adventista, localizado na Rua Rodrigo de Carvalho, 200, no Parque Ortolândia.
 
Um dos destaques é a Profa. Emília Cipriano Sanches, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo). A partir das 8h30 da quinta-feira (31/01), ela convida os educadores presentes a debaterem sobre o tema: “Reflexões sobre as competências para ensinar e a organização do ensino. A importância do planejamento e o papel do professor neste processo”. 
 
De volta à Hortolândia, a palestrante, que já foi educadora infantil e dona de escola e, nos últimos anos, tornou-se pesquisadora relevante sobre a Educação Infantil, pretende abordar a questão do planejamento por um viés diferente do habitual: não como uma formalização burocrática, mas como um trabalho feito coletivamente e por meio do qual são definidos os princípios do que se pretende fazer na rede.
 
“Nós, educadores, precisamos ter claro o princípio da intenção. Para que educar e como educar? O que quero para a educação do município?”, reflete. “Defendo o princípio da humanização, o acolhimento da criança como ser humano, entendido de modo amplo, num contexto que envolve diferenças éticas, estéticas, religiosas, culturais, dentre outras, e, não, uma visão idealizada do professor, da escola, da criança, da família, do projeto ou da sociedade onde esta criança está. A escola pública precisa ser inclusiva. Como fazer isso? É sobre o que vamos dialogar ”, diz a estudiosa. 
 
É profissional da educação e deseja conhecer um pouco mais do pensamento da educadora? Confira os horários das palestras durante a Jornada Pedagógica.
 
Programação da Jornada Pedagógica e Cultural 2013
 
31 DE JANEIRO 
 
EDUCAÇÃO INFANTIL
Palestra: “Reflexões sobre as competências para ensinar e a organização do ensino. A importância do planejamento e o papel do professor neste processo”
Palestrante: Profª. Drª. Emília Cipriano Sanches
Horários
Manhã: das 8h às 12h
Tarde: das 13h às 17h
 
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palestra: “A gestão e o planejamento da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos”
Palestrante: Profº. Dr. Luiz Carlos Menezes
Horário: 19h às 21h
 

01 DE FEVEREIRO

ENSINO FUNDAMENTAL

Palestra: Reflexões sobre o ensinar e aprender – sistematizando e dinamizando o conhecimento
Palestrante: Profª. Drª. Thereza Penna Firme
Horários
Manhã: das 8h às 12h
Tarde: das 13h às 17h

 

Fonte: Portal da Prefeitura

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário