Plano de ações para Humanização na saúde é apresentado nesta segunda-feira (17/12)

19/12/2012 10:26

Evento será no Centro de Formação às 18h

Por Ane Medina Néri , Hortolândia 18/12/12 10:29

 

 

 

A Prefeitura de Hortolândia lança, nesta segunda-feira (17/12), às 18h, o “Plano Geral de ações na área da saúde para a manutenção da Política Nacional de Humanização no município de Hortolândia”. O evento acontece no Centro de Formação Paulo Freire, localizado na Rua Euclides Pires Assis, 205, no Remanso Campineiro.
 
O objetivo é apresentar o documento ao atual secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi (convidado a permanecer no cargo na próxima gestão) e ao pleito do Conselho Municipal de Saúde, formado por trabalhadores, gestores e usuários do sistema público de saúde, segundo Darci Pinheiro de Oliveira, coordenador do Núcleo de Apoio à Humanização. Também devem estar presentes a futura secretária de Assistência em Saúde, Paula Nista; diretores da secretaria; coordenadores das cinco maiores unidades de saúde do município (incluído o Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas) e os servidores envolvidos com o tema.
 
Humanização na saúde pública brasileira
O texto de 18 páginas faz uma revisão no trabalho anterior e aponta caminhos para que seja efetivada a humanização na rede municipal. O documento foi elaborado pela consultora Karen Ferri Bernardino, artista plástica e professora universitária com mestrado em Arte Terapia, com a participação de servidores municipais, dentre eles, os cinco integrantes do GTH (Grupo de Trabalho em Humanização) do município, instituído em 2012. Segundo a arte-terapeura, Hortolândia é um dos municípios brasileiros que abraçaram o tema, buscando trazer a humanização para a saúde pública. 
 
Política nacional, determinada pelo ministério, a humanização na área da saúde contempla aspectos variados como aprimoramento das relações inter-pessoais no ambiente de trabalho e gestão participativa, mas, visa, em última instância, promover melhorias no SUS (Sistema Único de Saúde), oferecendo atendimento de qualidade aos usuários do sistema.
 
“Se o profissional de saúde não estiver qualificado nem tiver condições de acolher este usuário [do SUS] e cuidar dele, esta política [de humanização] não tem como funcionar. Por isso, neste momento, vamos dizer que as ações devem ser de cuidar do cuidador, que seja criada, por exemplo, uma oportunidade de escuta”, sugere Karen Ferri.
 
“Humanizar significa os trabalhadores trabalharem felizes, contentes com o ambiente, com as condições de trabalho e financeiras, com boas relações inter-pessoais com os colegas e os gestores”, afirma Darci Oliveira. “Se estiverem trabalhando felizes, estaremos dentro do contexto do programa Viva Mais, e vamos reproduzir este bem estar aos usuários do SUS”, ressalta.  
 
Outras ações apontadas no “Plano de ações para humanização na saúde em Hortolândia” são realização de novas sensibilizações, utilizando a arte como instrumento; supervisão em grupo; capacitação da equipe de humanização; e criação de equipe acadêmica para dar visibilidade e credibilidade às ações realizadas neste sentido.
 
 

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário