Prefeitura canaliza 1.000 metros de extensão do Ribeirão Jacuba

08/07/2011 17:15

Obra de combate a enchente será concluída até o final deste ano

Por Elisabeth Soares, Hortolândia 08/07/11 16:17

 

 

 

 

A canalização do Ribeirão Jacuba, na região central de Hortolândia, atinge 1.000 metros de extensão do córrego.


O trabalho, que será concluído até o final deste ano, é uma das ações em realização pela Prefeitura para combater enchentes no Centro. Nesta quinta-feira (7), o prefeito Angelo Perugini visitou o canteiro de obras, acompanhado do secretário de Obras, o engenheiro Marcelo Zanibon.

 

De acordo com o secretário, cerca de 75% das obras estão concluídas. Ao todo, serão canalizados 1.200 metros de extensão no rio, entre as avenidas Santana e Amélia Basso Breda. “O serviço já ultrapassou o entroncamento com a linha férrea, um dos trechos mais difíceis da canalização”, explicou Zanibon. O investimento é de R$ 9,2 milhões, financiados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.

 

Com a canalização do principal córrego da cidade, Perugini conseguirá melhorar o escoamento da água, evitando enchentes na região central. “Nosso governo vai acabar com um problema histórico, enfrentado há mais de 30 anos por moradores e comerciantes dessa região. Estamos cumprindo o compromisso assumido com essas pessoas”, disse o prefeito.

 

A Prefeitura também iniciou os trabalhos para construção de dois reservatórios de contenção de água, às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Jardim Minda. As barragens serão determinantes para reter a água e evitar novas inundações no Centro. Para realizar o trabalho, a Prefeitura contará com recursos de R$ 47 milhões, também provenientes do PAC.

 


Planejamento e qualidade de vida

 

Planejamento urbano é palavra de ordem na atual Administração. O governo investe em obras de combate à enchente para corrigir a falta de planejamento no passado, quando o crescimento populacional e a ocupação do solo não acompanharam obras necessárias para a captação das águas de chuva no Centro. Resultado: sem um sistema de drenagem eficiente, as águas pluviais que caem em parte da bacia hidrográfica daquela região escoam superficialmente pelas ruas e provocam inundações.

 

O pacote de obras de combate a enchentes é uma das ações do Programa Hortolândia Viva, realizado pela Prefeitura em prol da preservação e recuperação do meio ambiente.

 

Por meio da ação integrada das secretarias, a Administração realiza a recuperação de nascentes d água, constrói parques, moradias para remover famílias da beira de córregos, faz obras de coleta e tratamento de esgoto (parceira Sabesp), planta árvores na área urbana, refloresta a beira dos rios e investe em educação ambiental.

 

 
 
 

Imagens da Canalização

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário