Prefeitura garante mais segurança à população com a contratação de 32 guardas municipais

07/04/2012 13:55

Formatura dos novos patrulheiros ocorreu nesta quinta-feira; agora corporação conta com efetivo de 158 GM´s

Por Elisabeth Soares, Hortolândia 06/04/12 09:33

 

Formatura da Guarda Municipal (5/04/2012)
 
O efetivo da Guarda Municipal de Hortolândia ganha reforço. Nesta quinta-feira (5/5), o prefeito Angelo Perugini entregou diplomas a 32 novos guardas municipais contratados pela Prefeitura via concurso público, realizado em 2010. Após meses de treinamento, eles receberam o certificado de que estão preparados para garantir mais segurança à população. Agora, são 158 patrulheiros em ronda pela cidade.
 
O batalhão de novos GM´s é composto por 23 homens e nove mulheres. Há 15 dias, eles atuam em todas as regiões de Hortolândia para conhecer a geografia da cidade, acompanhados de guardas mais experientes. Antes de ir para as ruas, o grupo participou de um curso de formação de três meses, além de teste psicológico, realizado pela Polícia Federal, para uso de arma de fogo. 
 
Em breve, os patrulheiros serão divididos por setores para ampliar o Programa Guarda Comunitária, que funciona, com sucesso, na região do Jardim Rosolen. O programa permite uma proximidade maior dos GM’s com a população, fazendo com que os moradores atuem em parceria com os patrulheiros em prol da segurança dos bairros. 
 
De acordo com a secretária municipal de Segurança Pública, Adriana Alves dos Santos Herdeira, a contratação dos guardas permitirá a ampliação do programa a partir da segunda quinzena deste mês, quando o trabalho passará a ser realizado também nas regiões Central e Santa Clara do Lago.
 
“Até o final deste mês, os agentes já começarão as reuniões com os moradores dessas regiões para identificar o perfil da comunidade e definir as estratégias de abordagem e soluções para os problemas. 
Além de inibir a violência, o projeto permite à comunidade autonomia para participar do processo de segurança nos bairros”, afirma Adriana.
 
Pelo menos 300 pessoas participaram da cerimônia de formatura dos novos guardas municipais entre familiares dos patrulheiros, convidados e autoridades municipais.
 
 
Efetivo aumenta em 58% neste governo
 
Durante a administração do prefeito Angelo Perugini o número de patrulheiros da Guarda Municipal aumentou em 58%. De 2005 para cá, a Prefeitura realizou dois concursos públicas para contratar guardas. No primeiro, em 2008, foram selecionados 26 guardas. Desta vez, 32 patrulheiros.
 
“É um prazer presenciar a segunda formatura de guardas municipais na nossa gestão. A cidade tem muito a ganhar, pois o trabalho social e de prevenção desenvolvida pela GM rendeu muitos frutos para os hortolandenses. A população se sente mais segura”, afirmou o prefeito Angelo Perugini, durante a cerimônia de formatura.
 
Além de contratar mais guardas, a Administração ampliou as condições de trabalho com a aquisição de novos veículos, armas, equipamentos de proteção individual e atividades de qualificação profissional dos agentes de segurança.
 
Perugini também criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública, ação que permitiu a expansão dos projetos de prevenção à violência. Entre os programas preventivos realizados pela Secretaria está o Bem me Quer Paz se Quer, que orienta alunos da rede municipal sobre o perigo das drogas. É na Secretaria que funciona o sistema de monitoramento da cidade por Câmeras de Vídeo para inibir a violência, o Disque-Denúncia (181) e a Defesa Civil. 
 
 

Fonte: Portal da Prefeitura

 

Notícias

Denúncia do Jornal da VTV repercute na Câmara de Hortolândia

22/03/2012 13:11
Denúncia do Jornal da VTV, feita pelo jornalista Sílvio Motta nos dias 19 e 21/03/2012, repercute em um debate na Câmara Municipal pelos vereadores que garantem uma investigação e uma solução do caso.   Segundo a denúncia, carros "alugados" para a Guarda Municipal de Hortolândia estão...

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário