Prefeitura vai instalar 400 abrigos em pontos de parada de ônibus

28/12/2012 19:41

Coberturas vão garantir mais conforto aos usuários de ônibus em todas as regiões da cidade

Por Elisabeth Soares, Hortolândia 28/12/12 09:43

 

Pontos de ônibus no município de Hortolândia.

 

A partir do ano que vem, a Prefeitura de Hortolândia iniciará a instalação de 400 abrigos nos pontos de parada de ônibus, ação que complementa os investimentos em coberturas já iniciados pela Viação Lira, concessionária do sistema de transporte coletivo urbano. Atualmente, a cidade conta com 90 abrigos, sem estrutura para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência.
 
Para garantir infraestrutura e conforto aos usuários do transporte urbano, a Administração investirá cerca de R$ 3,9 milhões para instalar 400 abrigos cobertos nos pontos de parada de ônibus e implantar 20 estações de transferência de passageiros.
 
Serão 200 abrigos de três metros de largura e 200 de cinco metros de largura. As estações de transferência serão de 12 e 20 metros de largura em locais a serem definidos pela equipe técnica da Prefeitura. As estações terão rampa de acesso para cadeirantes, lixeira e piso podotátil (para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência visual).
 
“A instalação de abrigos de ônibus e implantação de estações de embarque e desembarque de passageiros, com acessibilidade, têm o objetivo de sistematizar e ampliar a qualidade do transporte coletivo urbano, trabalho iniciado com a contratação da nova concessionária do serviço e a elaboração de um contrato com regras claras que atendem os anseios dos usuários do transporte”, afirma o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Reis. 
 
A Viação Lira, que venceu a licitação para operar o sistema de transporte urbano, iniciou a instalação de abrigos cobertos nos pontos e embarque e desembarque de passageiros, conforme determina o contrato celebrado entre a empresa e a Prefeitura de Hortolândia. 
 
De acordo com o chefe do Setor de Transporte, Aparecido Serafim, a Viação Lira instalou quatro abrigos com rampa de acesso para pessoas com deficiência, cobertura e lixeira: um na Avenida Nelson Pereira Bueno (Centro), dois na Avenida Brasil (Jd. Amanda) e um na Avenida da Emancipação.
 
A determinação é que a empresa instale 50 abrigos até setembro do ano que vem, além de duas estações de transferência na região do Parque dos Pinheiros e Santa Clara do Lago. 
 
Segundo Serafim, a estrutura é necessária para a Prefeitura ampliar o número de linhas urbanas e integrá-las ao sistema metropolitano em parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano). 
 
 “Atualmente, existem 90 abrigos de ônibus em Hortolândia, mas sem estrutura para atender pessoas com deficiência física. Com a reestruturação, a cidade contará com mais de 400 abrigos de ônibus, todos com acessibilidade”, explica o chefe do Setor de Transporte.
 
Nova fase
De acordo com o Departamento de Mobilidade Urbana, 7.500 pessoas utilizam, diariamente, o transporte coletivo para circular dentro de Hortolândia. 
 
O transporte coletivo urbano entrou em uma nova fase, em setembro deste ano, quando a Prefeitura concluiu o processo de contratação da nova empresa para operar o sistema, com novas regras e ferramentas de fiscalização para garantir qualidade de atendimento à população.
 
Entre as exigências do contrato estão a ampliação da frota municipal de ônibus para 55 veículos, instalação de 50 abrigos em pontos de parada de ônibus e duas estações de embarque e desembarque de passageiros e ampliação do número de linhas do transporte coletivo, de cinco para 15. Para isso, a empresa realizará investimentos de cerca de R$ 17 milhões.
 
 

 

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário