Vandalismo de Alguns e Descaso da Administração Municipal no Parque Socioambiental Chico Mendes

13/10/2012 20:22

O Parque Socioambiental Chico Mendes foi inaugurado no dia 22 de maio de 2010. Faz mais de 2 anos de sua inauguração e já há algum tempo que vem apresentando problemas de vandalismo e também descaso e falta de planejamento da Administração Municipal com respeito a vários fatores, como preparação do solo para receber a instalação dos brinquedos e a manutenção dos mesmos.

 

Desde o início das obras, notou-se que a superfície (solo) não foi adequadamente preparada para receber crianças naquela área. Principalmente na parte final dos escorregadores e abaixo dos balanços visualiza-se claramente a presença de grandes pedras que podem causar sérios acidentes. O Parque também não possui uma instalação adequada, como banheiros e bebedouros com água potável, para as pessoas que ali vão praticar atividade física e brincar ou passar algum tempo com suas famílias. A área também não está protegida contra o vandalismo que vem se evidenciando freqüentemente no local.

 

Passado certo tempo, após a inauguração, os brinquedos começaram a apresentar necessidades de manutenção, problemas de ferrugem e áreas cortantes no roda-roda além de pedras no solo que ficaram mais evidentes; ao mesmo tempo o vandalismo parece ter tomado conta (veja as imagens abaixo).

 

A reportagem publicada pela EPTV no dia 31/07/2012 mostra o perigo dos brinquedos quebrados e segundo o contato feito com a Prefeitura, coincidência ou não e apesar de até o momento não terem feito nada, já sabiam do problema e o trabalho de substituição dos brinquedos começaria até o final de semana (4/08/2012), pois não conseguiram comprar os brinquedos antes (1); no entanto isto não ocorreu (veja abaixo, imagens do estado dos brinquedos e do Parque em geral, feitas no dia 10/10/2012).

 

Segundo o Portal Oficial do Município, além da recuperação da área verde, a Prefeitura disponibilizou aos moradores equipamentos de ginástica, pista para caminhada, ciclovia, playground e mesas de jogos deixando no passado o histórico de degradação ambiental da área (2, 3). No entanto, como percebemos o Parque não está sendo devidamente cuidado, não jogam mais entulhos no local, mas parece que o perigo no local aumentou já que a população começou a "usufruir"  das instalações que não estão sendo mantidas e protegidas contra o vandalismo.

 

Comprar novos brinquedos, no momento, talvez seja necessário; no entanto, como parte de uma educação ambiental sólida, os brinquedos e toda a estrutura do Parque deveriam ser mantidos através de um planejamento da Prefeitura - proteção do Parque e mobilização da comunidade.

 

 

Referências

_______________________________________

1. Morador de Hortolândia reclama de condição em playground infantil. Globo TV - EPTV/SP.

2. Parque Chico Mendes amplia qualidade de vida em Hortolândia. Portal da Prefeitura de Hortolândia.

3. Surge um novo parque em Hortolândia. 24/05/2010. Portal da Prefeitura de Hortolândia.

 

 

Imagens

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário