Prefeito viabiliza construção da alça de acesso que ligará rodovia SP-101 à Av. da Emancipação

26/01/2013 10:45

Estado assume compromisso com o município de iniciar a obra até início de março

Por Elisabeth Soares, Hortolândia 25/01/13 09:14

 

Reunião com o secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu.

 

 
“Saímos animados da reunião com o secretário. Ele destacou uma pessoa da secretaria para acompanhar e agilizar o processo de construção da alça, que está na Artesp, e se comprometeu em autorizar a obra após o carnaval. É um grande avanço. Esta obra vai facilitar o ir e vir das pessoas, garantir fluidez no trânsito e o fim do estresse de motoristas que, hoje, ficam parados no congestionamento”, observa Meira.
 
Com a intervenção, os veículos que trafegam sentido Campinas-Hortolândia não precisarão passar pelo trevo de acesso, localizado perto da empresa EMS. Assim, os veículos que andam no sentido Hortolândia-Campinas não terão mais que parar para dar preferencial, o que reduzirá os congestionamentos na avenida.
 
Na reunião, o prefeito entregou um ofício ao secretário. No documento, Meira descreve a importância da obra para a cidade e ilustra, por meio de fotos, o congestionamento da Avenida da Emancipação em horários de pico. Desde 2011, a Prefeitura solicita ao governo estadual a construção da alça, com o apoio da deputada Ana Perugini.
 
Para agilizar a construção da alça, a Prefeitura fez a parte dela: duplicou o primeiro trecho da avenida da Emancipação, desapropriou os terrenos necessários para a intervenção, realizou o estudo técnico de contagem de veículos para medir o impacto da obra para a rotatória e o viaduto, além de elaborar o projeto básico, ações que somam investimentos de R$ 4 milhões.
 
  
Congestionamento
 
Para liberar a pista duplicada, a Prefeitura construiu duas alças provisórias para o motorista que vem da rotatória de acesso à Rodovia SP-101 rumo à Avenida da Emancipação. No entanto, a medida ainda não é suficiente para evitar o congestionamento de veículos para quem sai da cidade, por meio da Avenida da Emancipação.
 
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, que acompanhou o prefeito na reunião, o Estado estima investimentos de R$ 2 milhões para implantar a alça de acesso e a faixa de desaceleração, sentido Campinas-Monte Mor, um trecho de 1.500 metros de extensão, que começa logo após o bairro Sumarezinho e vai até a entrada da Avenida da Emancipação.
 
Estudo realizado pela Prefeitura apontou que em horários de pico entram e saem de Hortolândia pela avenida da Emancipação 2.600 veículos por hora, das 6h30 às 7h30, e 2.800/hora no final da tarde, entre as 17h e 18h. Nos picos de movimento, os usuários enfrentam congestionamentos para sair da cidade pela Avenida da Emancipação.
 
A implantação da alça de acesso dá continuidade ao projeto de reestruturação do sistema viário de Hortolândia. O plano prevê a construção de pontes, viadutos, duplicação de vias, instalação de rotatórias para facilitar o trânsito pelo município. “Uma das prioridades do nosso governo é encurtar trajetos com a construção de vias e pontes”, afirma Meira.
 
 
 

Notícias

O congestionamento continua na Avenida da Emancipação e já há sinais de fragilidade no asfalto

03/09/2012 13:23
  Passado 7 dias da liberação da nova pista da Avenida da Emancipação constatamos que o congestionamento continua e que já há sinais de fragilidade no asfalto (veja as imagens e o vídeo no final desta página).   Segundo o Portal da Prefeitura (Elisabeth Soares), foi investido...

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário